Problemas com a visão podem acontecer em qualquer idade, porém, a ocorrência de doenças oculares são mais frequentes em idosos. Assim como o corpo, a visão também envelhece e cuidados com os olhos na terceira idade são importantes para preservar a qualidade de vida.
A visão é um dos sentidos que apresenta grande complexidade e delicadeza em sua estrutura. O cuidado com a saúde ocular deve ser constante. Principalmente na terceira idade! Nessa fase, algumas doenças são típicas, como vista cansada, catarata e glaucoma.
Além disso, as dificuldades visuais podem provocar depressão, ansiedade, perda de equilíbrio e restrição da mobilidade. Por isso, a manutenção da saúde ocular é importante nessa fase da vida.
O idoso deve permanecer ativo para manter a saúde e não deixar sua qualidade de vida cair.
Doenças relativas ao envelhecimento
A maior parte das pessoas procura por um oftalmologista já na vida adulta para tratar alguma doença ocular. Não é comum consultas periódicas para analisar a saúde dos olhos e permitir o tratamento de doenças em sua fase inicial.
O glaucoma é uma doença silenciosa que pode se agravar pela falta de prevenção, provocando sérios danos no decorrer da idade. No envelhecimento, sempre existe o risco de contrair alguma doença ocular causada pela debilidade natural dos olhos.
A catarata também é comum em idosos e é responsável pelo maior índice de cegueira, se não tratada. Outras doenças que requerem cuidados com os olhos na terceira idade são a retinopatia, a vista cansada e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), por exemplo.
Os principais cuidados com os olhos na terceira idade
Listamos, abaixo, 9 cuidados imprescindíveis para a manutenção da saúde ocular. Estas medidas podem prevenir o desenvolvimento de doenças comuns.
- Manter uma dieta saudável, rica em frutas, vitaminas e vegetais. Além disso, é preciso moderação quanto aos alimentos com açúcar, pois, em excesso, eles podem causar a Retinopatia Diabética, por exemplo;
- Proteger os olhos da luz ultravioleta intensa. Para isso, utilize chapéu com aba e óculos de sol com proteção UVA e UVB, que envolva os olhos;
- Não esfregue os olhos com frequência, pois danifica a córnea e provoca a flacidez das pálpebras;
- Procure o médico ao primeiro sinal de vista cansada, embaçada ou com alguma imperfeição;
- O sono é fundamental para a saúde em geral. Descanse a visão mantendo o tempo e a qualidade do sono;
- Evite o tabaco. Fumar aumenta os fatores de risco de doenças oculares;
- Modere o tempo de uso de aparelhos digitais, como computadores, TV e celular, pois a luz emitida pode dificultar o sono;
- Beba água para manter a hidratação ocular;
- Faça atividades físicas para evitar o sobrepeso e sedentarismo.
Os cuidados com os olhos na terceira idade descritos são capazes de prevenir a maior parte das doenças oftalmológicas. É fundamental consultar regularmente um oftalmologista para análise e manutenção dos olhos.