Catarata
É a especialidade que trata doenças oculares relacionadas a opacidade parcial ou total do cristalino, a lente natural do olho. Com técnicas cirúrgicas é possível a reabilitação visual na grande maioria dos casos.
O estrabismo ou desvio ocular acontece quando há o desvio em um ou em ambos os olhos da direção correta, de maneira que o indivíduo não consegue olhar simultaneamente com os eixos visuais para o mesmo ponto. Eles podem ser do tipo convergente, quando há desvio para dentro; divergente, quando há desvio para fora ou verticais, quando um olho fica mais alto ou mais baixo. O estrabismo é mais frequente em crianças, mas pode surgir em qualquer idade. É importante que os desvios na infância sejam acompanhados e tratados por um médico oftalmologista, porque podem levar a perda definitiva da visão.
TRATAMENTO
O tratamento do estrabismo pode ser feito com diferentes métodos como: uso de óculos, exercícios ortópticos, medicamentos ou tratamento cirúrgico dependendo do tipo e de cada caso.
Quando a melhor indicação for cirúrgica, ela será realizada ajustando os músculos oculares de um ou ambos os olhos, conforme a necessidade de cada caso, podendo em alguns casos, serem realizados reajustes para obter o resultado desejado.
Glaucoma
Oferecemos estrutura completa, especialistas e tecnologia de ponta para tratamento de glaucoma.
Além dos já conhecidos tratamentos medicamentosos com o uso de colírios, o Grupo OftalmoPronto disponibiliza tratamentos à laser e outros minimamente invasivos para o glaucoma, como o tratamento com iStent, que é um minúsculo dispositivo a ser introduzido através de uma pequena incisão no olho para facilitar a drenagem e diminuir a pressão intraocular.
O GLAUCOMA
O glaucoma é uma das maiores causas de cegueira irreversível do mundo. Por se tratar de uma doença silenciosa causada na maioria das vezes por um aumento da pressão intraocular, a melhor maneira de prevenção é através do diagnóstico precoce a ser detectado em exame com seu médico oftalmologista.
A CIRURGIA
As cirurgias do glaucoma tem a mesma finalidade do tratamento clínico que é baixar a pressão intraocular e é aplicada quando não se consegue um resultado satisfatório com outros tratamento. A cirurgia não tem como objetivo recuperar a visão perdida, mas sim a diminuir a progressão da doença, onde são realizadas a criação de canais acessórios de drenagem do líquido intraocular.
Lentes de Contato
São lentes oftálmicas usadas sobre a córnea, com finalidades de correção visual, cosméticas e/ou terapêuticas. Elas corrigem erros refracionais como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. As lentes de contato são muito importantes na melhora da visão de pacientes com ectasias corneanas, como o ceratocone.
VANTAGENS DAS LENTES DE CONTATO x ÓCULOS
- Aumento do campo de visão.
- Melhor qualidade da imagem, pois elimina aberrações oblíquas e distorções prismáticas induzidas pelos óculos.
- Visualização da imagem em tamanho real (a imagem formada pelos óculos é menor do que a imagem real nos míopes, e maior nos hipermétropes).
- Mais autoestima.
- Mais liberdade na prática de esportes.
- Eliminação dos pontos de pressão no nariz e nas orelhas, como acontece com o uso de óculos.
AS LENTES DE CONTATO NÃO SÃO IGUAIS. Elas podem ser gelatinosas ou rígidas gás-permeáveis. Existem uma infinidade de desenhos e materiais em cada grupo de lente. A necessidade de exame ocular detalhado é necessária para que o oftalmologista consiga escolher o tipo de lente ideal para cada paciente. É fundamental a supervisão do oftalmologista para mais qualidade e segurança na escolha das lentes.
Mais informações você encontra no site da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria: soblec.com.br.
Neuroftalmologia
Especialidade que trata doenças oculares ligadas a alterações do nervo óptico, trato óptico e da área do sistema nervoso central responsável pela visão. As principais doenças são as neuropatias óticas, que envolvem toxicidade ou isquemia do nervo óptico e neurites ópticas, condições inflamatórias ou desmielinizantes do nervo ótico.
TRATAMENTO
É importante o diagnóstico de um profissional neuroftalmologista. Exames complementares como campimetria computadorizada e eletrofisiologia visual também auxiliam em patologias que envolvem retina, nervo óptico e doenças neurológicas.
Oftalmopediatria
É a especialidade que cuida da saúde dos olhos das crianças. Cerca de 20% das crianças em idade escolar sofrem com algum problema de visão. O primeiro procedimento na infância é o teste do olhinho, que pode ser realizado a partir do primeiro dia de vida pelo oftalmopediatra ou pediatra. Depois disso, aos 3 meses, recomenda-se realizar o primeiro exame geral da criança, com avaliação da motilidade ocular, refração (exame do grau) e fundoscopia.
A criança não nasce com a visão definitiva. Ela vai desenvolvendo sua visão durante o crescimento. A avaliação dos olhos nessa fase deve acontecer uma vez por ano, sendo recomendado uma frequência maior nos dois primeiros anos de vida, onde a criança atinge 90% da visão final.
Dilatação de pupilas em crianças
A dilatação da pupila tem duas contribuições principais no exame: a paralisação da acomodação do cristalino, o que permite melhor determinação do grau, e a própria dilatação da pupila, facilitando a avaliação da retina e nervo óptico. Os colírios utilizados são seguros e podem ser usados em qualquer idade. Seu efeito deixa a visão embaçada por cerca de 4 a 12 horas.
Óculos na infância
A prescrição dos óculos vai depender não só do valor do grau encontrado no exame, como também da idade da criança e das doenças associadas, como estrabismo e catarata. Um bebê, por exemplo, já pode precisar de óculos. Quanto mais precoce a indicação dos óculos, mais importante se torna o desenvolvimento da acuidade visual da criança.
Óculos para curar grau
Usar os óculos vai propiciar à criança uma boa capacidade do olho para distinguir detalhes, mas não cura grau. O grau pode sofrer variações independente do uso dos óculos. Porém é importante usar corretamente os óculos para propiciar o correto desenvolvimento da visão e manter uma melhora da visão, além de evitar queixas como dor de cabeça, piscar e ardor constante dos olhos e dificuldades de aprendizagem na escola.
Oncologia Ocular
Os tumores oculares são raros, mas podem afetar quaisquer idades, sexo e raça. Esses tumores, podem ser do tipo primário, originado de algum tecido ocular ou do tipo secundário, quando aparecem como forma de metástase de um outro tumor que o paciente apresente em outra parte do corpo. Inicialmente, os pacientes podem ser assintomáticos, ou seja, as alterações no olho não são percebidas, mas com o avançar da doença pode evoluir severamente. Possuímos equipamentos modernos e uma equipe especializada para realizar o diagnóstico preciso e precoce.
TRATAMENTO
Dependendo da estrutura acometida e do tipo de tumor ocular, o tratamento pode ser clínico ou cirúrgico. A detecção precoce faz toda a diferença no tratamento da doença. Por isso, não deixe de realizar o seu exame periódico com o seu oftalmologista.
Plástica Ocular
A Plástica Ocular corresponde a tratar a região periocular, incluindo as pálpebras, vias lacrimais e anexos cutâneos, como os cílios e as glândulas palpebrais. As indicações para o tratamento podem ser de motivação estética ou funcional, quando o problema afeta o funcionamento normal do olho.
Dentre as mais populares cirurgias desta especialidade está a blefaroplastia. Esta cirurgia ameniza a flacidez, removendo o excesso de pele das pálpebras. A aparência de cansaço é uma das principais queixas dos pacientes que procuram este tratamento. A blefaroplastia é um procedimento ambulatorial, ou seja, não necessita internação.
Refrativa
Possuímos os tratamentos mais modernos do mercado e contamos com uma equipe médica especializada em cirurgia refrativa para para correção do erro refrativo de cada paciente.
QUAIS SÃO OS ERROS DE REFRAÇÃO?
Erros de refração são alterações que acontecem quando o tamanho do olho ou formato da córnea (parte anterior do olho) fogem do padrão da normalidade, elas são a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia (vista cansada). Essas alterações na condição da visão afetam a maneira como o olho direciona a luz para focá-la na retina (parte posterior do olho). Os erros refrativos podem ser percebidos em várias fases da vida, desde os primeiros anos até a maturidade.
PROCEDIMENTO CIRÚRGICO
Um dos principais benefícios da cirurgia refrativa é que ela possibilita reduzir ou até eliminar o uso de óculos e lente de contato. É um procedimento bastante seguro e realizado de acordo com o diagnóstico individualizado. Trabalhamos com os mais modernos equipamentos de precisão à laser e nossa equipe médica especializada irá indicar a técnica mais adequada de acordo com a necessidade de cada paciente.
Retina
Oferecemos estrutura completa para tratamento das doenças do vítreo e retina.
- Retinopatia Diabética
- Degeneração Macular
- Descolamento de Retina
- Rotura de Retina
- Moscas volantes
- Oclusões venosas
- Retinopatia Hipertensiva
- Retinopatia Serosa Central
- Membrana Epirretiniana
- Buraco Macular
Uveíte
É uma inflamação em uma das camadas do olho, que pode vir a comprometer a visão. Alguns sinais de uveíte são visão embaçada, sensibilidade à luz, dor e vermelhidão nos olhos. É preciso atenção, já que algumas vezes esta inflamação está associada a algum processo infeccioso e autoimune. Se o diagnóstico é precoce e tratado de maneira correta, o paciente desenvolverá menos sequelas visuais e poderá evitar a cegueira.
TRATAMENTOS
É preciso cautela do diagnóstico pois a uveíte pode ser confundida com a conjuntivite visto que apresenta sintomas parecidos, porém requer um cuidado adequado, tratamento individualizado e acompanhamento regular. Portanto, o tratamento deve ser realizado conforme orientação do oftalmologista e algumas vezes requer a avaliação de outras especialidades médicas como infectologista, reumatologista e clínico geral.
Visão Subnormal
Dedica-se a melhorar a função visual de pacientes com baixa visão através da adaptação de óculos especiais, lupas manuais e eletrônicas, telescópios e filtros de diversas cores.